Lo Más Simples…

A mais comum de todas as receitas andaluzes é o desayuno, ou seja, o café da manhã.
Simples, saudável e barato. Experimente!
Um bom pão cortado em dois e assado na chapa.
Um bom azeite virgem de oliva
Um tomate fresco ralado
Sal
Obs: O tomate não deve ser triturado pois perde a cor. Melhor usar o ralador de queijo. Corte o tomate em duas partes no sentido longitudinal e esfregue sobre o ralador com a parte da pele voltada para dentro da sua mão. Assim todo o tomate será aproveitado menos a casca que ficará protegendo seus delicados dedinhos.
Modo de Servir:
Fure a tostada com a ponta do garfo e derrame uma boa porção de azeite. Depois espalhe uma porção de tomate ralado e por cima de tudo uma pitadinha de sal.

É possível incrementar a receita, servindo por cima do tomate ralado pequenos pedacinhos de jamon ibérico.
Mas garanto que a receita simples já é deliciosa!
Prove!
Acompanhe com uma boa e grande xícara de café com leite bem quente.
Cuidados : Resista à tentação de repetir a dose!
** Tem gente que esfrega um dente de alho levemente sobre a tostada antes de todo o resto. Tem gente que prefere não ralar o tomate e esfregá-lo diretamente sobre o pão ou tostada. Acho isso interessante, pois se economiza ter que lavar o ralador. Realmente muito boa essa lembrança!
Pero… me gusta mais apresentar o tomate ralado num bela tigela transparente.
É bonito, não é não!?

Categorias: Coisas do Bom Comer | Tags: | 25 Comentários

Navegação de Posts

25 opiniões sobre “Lo Más Simples…

  1. Lembra um pouco a bruscheta italiana, não?
    bjs,

  2. nora borges

    Leila, menina. Lembra sim. Sabe como é o mediterrâneo.

  3. Nora
    A “cousa” pode ser mais simples.
    Evite usar o ralador: esfregue o tomate no pão, antes de jogar o azeite de oliva.
    Esta é a maneira catalana de fazer “pan amb tomaquet”.
    O esfregar cria uma desuniformidade interessante(polpa, suco, sementes,… aleatóriamente), sem falar que evita o uso e limpeza do ralador! :-)))
    Além de presunto, uma boa tortilla de patatas… pronto virou almoço.
    http://homepage.mac.com/mvillaca/3.5/C428598773/E1722620914/Media/IMG_2614.jpg

  4. Mahai

    Ia esquecendo. O “pan amb tomaquet” funciona com qualquer pão, seja tostado ou fresco.
    Vale a pena experimentar com baguette ou “pan de pajes” (colonial seco).
    Deu fome.

  5. Minha cara NORA,
    Tomate ralado é ótimo, nunca tinha ouvido falar, mas me lembro de ter comido um pão español inesquecível em Ceuta/Melilla, na nossa volta do Marrocos, há muitos anos atrás.
    Fique com meu
    Abraço fraterno,
    BetoQ.

  6. Ai, que isso parece muito bom… Afe! Vou tentar fazer aqui em casa. Beijo, querida Nora, e inté!

  7. Ai, que fominha… Nham. 🙂
    Beijoca procê, querida.

  8. Hummm…parece muito bom. Vamos experimentar. O teu blog, como sempre, uma delícia de ler.
    Um abraço.

  9. Com jamon, tudo fica gostoso, mas já não tem as propriedades referidas na introdução 🙂
    Outra coisa: Gostei e ri muito do tostada, forma bem pernambucana de se referir às torradas. 🙂

  10. Estou achando isso uma delicia… nunca imaginaria comer como café da manhã, mas me deu uma fominha…
    bjs

  11. MEUS AMIGOS, SEM OLHOS-DE-MAR-AZUL POR PERTO, O MUNDO FICA MENOR E MENOS GRACIOSO. ENTAO VOU FICAR COM MINHA FILHA LINDA EM SEGÓVIA ATÉ A SEMANA QUE VEM.
    TENTAREI ESCREVER DE LÁ. MUITOS BEIJOS

  12. Amo muito tudo isso!

  13. Que delícia, uma bruscheta no café da manhã!! Nunca pensei nisso.
    Mando-te uma receita de bruscheta:
    Bruscheta Pizzaiolo
    Receita do chef Erivan de Souza, do Bocaccio Ristorante
    Rendimento : 4 porções
    Ingredientes:
    4 fatias de pão italiano (grande)
    1 dente de alho
    200g de mussarela ralada grossa
    2 tomates picados sem pele e sem sementes
    Azeite de oliva
    Sal, orégano e manjericão
    Modo de preparo:
    Esfregue o alho nas fatias de pão e leve ao forno quente por 10 minutos.
    Enquanto isso tempere os tomates com sal e azeite. Retire o pão do forno. Coloque por cima os tomates e em seguida cubra com a mussarela e salpique o orégano. Leve ao forno novamente para derreter o queijo. Coloque as bruschetas num prato grande, enfeite com as folhas de manjericão e regue com mais azeite de oliva.
    Acho que a sua deve ser melhor…mas esta é boa tb.
    Beijão

  14. humm, eu fiz! Adoro pão!
    Beijo.

  15. Nossa, que delícia deve ser!!!

  16. Ola Nora,
    Vc é brasileira morando na Espanha?
    Ainda ontem eu e minha familia, fomos assistir a uma apresentacao de dança flamenca e ficamos emocionados. Adoramos. Tenho uma filha que está aprendendo flamenco e leva jeito. Ela passou 6 meses (intercambio) em Salamanca e adorou a esperiencia.
    Gostei muito do seu blog, quando puder me faz uma visitinha.
    Beijos,
    ME

  17. eu fiz. sem alho.;) delícia.
    beijazul daqui.

  18. Estou com saudades das suas Histórias, aguardo a sua volta. Estarei indo para Recife esse final de semana e lembrarei dos seus devaneios.Um grande abraço

  19. Hmmmm… Nada contra o alho, mas um sem alho, por favor.
    Beijo.

  20. Goretti

    Olá, Nora ! Tudo bem com vc ?
    Gosto muito do seu blog, sempre que posso dou uma visitadinha mas não costumo comentar.
    Admiro o talento das pessoas que conseguem fazer um, como vc !
    Até as receitinhas ! 🙂
    Um beijo para vc e tudo de bom,
    Goretti

  21. Ola Nora,
    Obrigada pela visitinha e comentarios tao lindos deixados no meu pedaço cor de rosa.
    Voce tambem querida, tem uma carinha muito meiga e amigavel.
    Patchwork é uma terapia pra mim. Quando estou criando as minhas obras(hehehe),viajo. Ainda mais, escutando os meus classicos(Mozart, Vivaldi.Ravel, Dvorak, etc). Sou uma pessoa feliz., graças a Deus. Ainda nao lí a sua historia de vida, o que vou fazer hoje a noite. Deve ser uma historia linda nao é? Alem do mais vc escreve muito bem.
    Um beijo,
    ME

  22. kike

    Meu querida Nora: Soy yo, sí el de la barba que se puso a bailar con la rusa hace ya dos meses. He llamado por telefono, pero no he podido contactar contigo, así que aprovecho que en la escuela donde estoy tiene acceso a internet y he buscado tu blogger.No sé si estás en Santorcaz o fuiste al Sur. Yo estaré en Madrid hasta el 2 de diciembre (menos los fines de semana que voy a Las Palmas, o a Cartagena). De todas formas cuando vuelva el “inglesito” me llamáis e intentaré ir a veros. María está trabajando así que no ha podido venir, pero está contenta. Te manda muchos besos. Espero vernos pronto. Chao!

  23. Oi! Que legal teu blog. Gostei da dica do pãozinho! Gosto de fazer isso a moda grega. Faço no forno mas com alho! Depois é um bafo!!!!!!!! Me visita, criei a pouco um bloguinho!

  24. JOSENAIDE lOPES

    Norita, quando eu voltar a Espanha, porfavor me rreceba com essas tostadas….desde o Aeroporto…kkkkkk
    Pena q ainda nao encontrei um pao igual ao daí…..beijos

Deixe um comentário

