A Janela…

Domingo na casa de colunas.
Fazenda de cabras, flores e uma casa tranquila.
Um papagaio inquieto a andar de um canto para o outro no terraço, resmungando palavras incompreensíveis.
Música numa radiola do tempo da guerra: Augusto Patativa, o cantor da voz tremida.
Dr. Diniz nos mostra sua casa ensolarada, os empregados, sua solidão e uma janela.
– Aquela janela? É a mesma deste retrato aqui. Ela ficou pequena com o tempo, mas é a mesma. A moça era uma namorada que tive, sabem, eh,eh, quando era jovem. Faz muito tempo. Eu passava pela casa dela todas as tardes, e ela ficava na janela, nesta mesma janela, como no retrato.
– Era bonita. Muito bonita. Ele disse.
– Não casou com ela?
– Não. Ela já se foi. Disse abreviadamente. Mas ficou a casa. Sabem, eu não pude comprar a casa em que ela morou. Iam demolir, fiquei esperando, então comprei a janela.
– A fotografia? Paguei a Júlio Fotógrafo. Ele foi lá escondido e… plact! Custou-me dois contos a ousadia. Mas vale a pena. Não é linda?
-Tanto a foto como a janela.
– Não, a janela já não é mais. Ficou pequena. Antigamente era bem maior.
************************
Texto do livro A Idade da Pedra, um encantador e lindo presente que recebi de seu autor, meu amigo Luis Manoel Siqueira, Menção Honrosa Premio Othon Bezerra de Melo da Academia Pernambucana de Letras, 1990.
Por sinal, estou enamorada do livro do Luis Manoel. Seu livro é uma delícia do começo ao fim.
Depois vou publicar um post sobre essas alegrias que o blog tem me proporcionado.
Antes eu recebia um presente assim e ficava com pudores de publicar algo sobre eles, como se estivesse “expondo” demais as pessoas que me presenteavam. Agradecia por e-mail, como para protegê-los. Que grande bobagem!
Acho , agora que estou mais a vontade neste blog, que estava sendo até uma injustiça não compartilhar com todos as delicadezas que recebo aqui na Espanha, vindas de adoráveis leitores brasileiros que frequentam esta página.
***********************
Quadro de Nicoletta Tomas Caravia . Uma pintora autodidata, bárbara, doce, sensível. Uma das minhas últimas descobertas.

Categorias: Livros, Outro Fala Por Mim, Poesia & BelosTextos | Tags: | 7 Comentários

Navegação de Posts

7 opiniões sobre “A Janela…

  1. Mais uma vez, sinto um vento de inspiração vindo daqui! ^.^
    Concordo contigo; amigos que confiam de verdade não têm porque se envergonharem quando mostramos as suas qualidades! (Talvez só um pouquinho, mas nada nocivo, hahaha!).
    Um grande abraço, querida!

  2. Nora,gostei do pouco que lí do livro,vou procurar aqui pra comprar.Vc faz a apresentação com muita sensibilidade,parece até que vc tem os poderes do Rei Midas !!
    Beijos

  3. É verdade, Nora, as delicadezas das pessoas que nem nos conhecem é uma coisa linda, eu gosto muito de falar sobre isso lá no blog, botar fotos e tudo 🙂
    E adorei essa pintora, que coisa mais linda! vou agora mesmo olhar outros quadros dela.
    Um beijão!

  4. Olá Nora
    Tudo bem?
    Sou de Recife e moro em Zurique há alguns aninhos.
    Que delícia o seu blog.
    Eu simplesmente adorei o seu texto sobre manias.
    Eu não saberia enumerar as minhas, talvez sairia um texto como o seu, não tão bem escrito, claro.
    Um grande abraço e até mais 🙂

  5. Nora, linda essa passagem que você escolheu, do livro do Luis Manoel! Eu recebi também este presente, fiquei apaixonada com a poesia e os tantos ecos, ressonâncias que o texto dele desperta em nós, mas não pensei em fazer o que V. fez. Ótima idéia. Para o autor que quer ser lido, claro. E para todos os que vão compartilhar esse presente. Bjs

  6. Textos cada vez melhores.
    Impressões, relatos, histórias deliciosas de se ler…
    E dicas valiosas, como este site da Nicoletta.
    Obrigada, Nora!
    Posso reproduzir alguns trechos dos teus textos? Com o devido crédito, claro!
    🙂

  7. Na minha infância tocava-se, e muito!, Augusto Calheiros, a Patativa do Norte, uma maravilha!
    “Custou-me dois contos a ousadia.”, narrativa bem ao nosso jeito.
    Grato pela “parte que me cabe deste latifúndio” cultural.

Deixe um comentário

