O Gato…

Olho pela vidraça e encontro seus olhos assustados…
Um enorme gato preto ronda meu jardim, o terraço, os bancos sob os frondosos prunos.
Gato preto e silvestre. Grande como um filhote de tigre.
Tenho pena do bichano. Sua liberdade de felino sem dono já se transformou em solidão. Ele vem rondando a casa, como quem pede família e carinho…
Bem que eu gostaria de um gatinho. Mas tenho um lobo em casa não gosta dos bichinhos…
Vou dar para ele ( o lobo ) um poema do Ferreira Gullar.

O gato é uma maquininha
que a natureza inventou;
tem pêlo, bigode, unhas
e dentro tem um motor.
Mas um motor diferente
desses que tem nos bonecos
porque o motor do gato
não é um motor elétrico.

É um motor afetivo
que bate em seu coração
por isso faz ronron
para mostrar gratidão.

No passado se dizia
que esse ronron tão doce
era causa de alergia
pra quem sofria de tosse.

Tudo bobagem, despeito,
calúnias contra o bichinho:
esse ronron em seu peito
não é doença – é carinho.

Categorias: Outro Fala Por Mim, Poesia & BelosTextos | Tags: , , | 22 Comentários

Navegação de Posts

22 opiniões sobre “O Gato…

  1. É, dá dó desses bichos abandonados… Gatos são muito bonitos, até os bem sofridos.
    Uma vez, no primeiro outono que passei aqui em Sacramento, numa outra casa (alugada), tinha um gato estranho e doente (parecia asmático) que vivia plantado na nossa porta, louco para entrar. Inclusive, ele marcou a porta como seu território. Como ele era muito sujo e selvagem, eu não deixava ele entrar, mas era até engraçada a persistência dele. Em vez de ficar virado para a rua, ele ficava um tempão com a cara virada para a nossa porta. Comecei a dar comida. Uma vez, minha sogra nos visitou e começou a fazer carinho no gato. Tanto, que ele a arranhou. Coitado, não devia estar acostumado com esse tipo de atenção. Logo depois disso, a gente se mudou, e não sei o que aconteceu com ele.

  2. Meu marido gosta dessa poesia, ele gosta de animais, mas não pode ter gatos, pois tem asma.

  3. Nossa que lindo! F. Gullar arrebenta.
    Gosto de gato preto..pra mim é sorte.
    Beijão, Nora.

  4. Não chego a ser louco por gatos. Prefiro os cães, mas há alguns muito tocantes…
    Bem, com o Ferreira Gullar escrevendo, abraço até tigres.
    Beijos.

  5. Nora, eu tenho cachorro, mas adoro um gato também. O engraçado é que tenho pensado em ter um. Beijocas e uma linda semana para você.

  6. Jalves

    Leve como a brisa do már me olha do alto da varanda miando a compasso de Sant-Saens ( O carnaval dos animais)
    livre como gostariamos de ser.
    Porque gostei, voltarei!

  7. Que lindo poema do Ferreira Gullar. Gosto de gatos, apesar de preferir os cachorros. A Flavinha fez um post bem legal com informações sobre os gatos, vc viu?
    Beijinhos

  8. Rosinha

    Querida Nora,
    além do belo texto a foto está linda. Sempre caprichando nos detalhes!
    Beijinhos na alma,
    Rosinha.

  9. Karla

    Conheci sua pela navegando por esse mar da internet e adorei, muito simpático e agradável. Queria saber mais sobre você, gosta de se corresponder? Eu conheci Espanha faz algum tempo e desde que voltei disse que um dia ainda volto pra ficar de vez, hoje dou aulas de espanhol aqui em minha cidade. Me escreve, queria umas dicas. Beijos e tudo de bom. (kmonjardim@yahoo.com.br)

  10. Também prefiro a fidelidade e cumplicidade dos cachorros, mas tenho que confessar que os felinos tem algo muito especial quando querem conquistar. Me fez lembrar o gato de botas do Sherek.

  11. Amo os gatos desde pequena, já perdi a conta de quantos tive. Eles são muito bonitos, não têm vergonha de pedir carinho e são um pouco misteriosos. Hoje só tenho uma, a Nini, que você já deve ter visto no blog. É minha companheira das horas em que fico sozinha, e quando chego em casa é a primeira que vem “contar” o que aconteceu. O gato preto na certa quer ser seu amigo, Nora. Beijo pra você.

  12. Gosto de gatos.
    João gosta de cães.
    Luciana gosta de hamsters, coelhinhos brancos e ursos peludos, mas o que ela queria mesmo era um irmãozinho.

    Temos um belíssimo aquário. 🙂
    Beijos, querida!
    Ana

  13. Nora, esse livrinho infantil do Ferreira Gullar é lindo, cheio de poemas sobre gatinhos, as ilustrações são da Adriana Calcanhotto, sabia?
    A minha neta mais velha tinha medo de gatos e ficou amiga deles depois que lemos algumas vezes os poemas do Gullar.
    Bom fim de semana pra você querida.
    PS – estou aguardando a correspondencia do Recife!

  14. Esse livro do Ferreira é maravilhoso!
    Eu não sou muito de bicho, mas se me obrigassem a ter um… Seria um gatinho. rs
    Beijoca!

  15. Meus amigos, lindos são vocês. Estou lendo os comentários e louca para ir visitá-los, respondê-los, publicar novos posts… mas agora tô tão sem tempo!
    Muitos beijos.

  16. Olha Norinha, sou doida mesmo por cachorros, já tive trocentos deles. Mas aqui sou rodeada por gatinhos, já que parece que todos os vizinhos têm pelo menos um. Acho lindo aqueles olhinhos olhando pra mim, com uma carinha tão doce!
    Beijo enorme

  17. Apesar de não me dar bem com gatos, uma graça teu texto e a foto e o poema!
    Continuas ótima!
    Beijo

  18. Linda a crônica. Sensibilidade… como têm os gatos.

  19. Oi!!!
    Tenho duas perguntinhas para fazer para a correspondente na Espanha. AI as praias são públicas?
    Qual a coisa mais estranha que a senhora acha dai?
    Abs

  20. nora borges

    MEUS QUERIDOS, ESTOU LONGE DE CASA E SEM PODER RESPONDER E ATUALIZAR O BLOG. TENTAREI ALGO, UMA FOTO QUEM SABE DURANTE ESTA SEMANA. MUITOS BEIJOS

  21. …tudo bem por aqui! 😉

  22. selmamini

    se gostamos de humanos porque não dos animais que são fiel.
    essa mania de falar que da arlegia não cola mais e desculpahehehe colei a mensagem no meu orkut tudo bem???lambejossss

Deixe um comentário

