Era um Sábado…

Eu já contei essa história antes mas faz tempo demais. E, como expliquei no post passado, decidi organizar minha vida de blogueira. Mais uma vez.
Para começar, resolvi dar uma revisada geral nos antigos arquivos que tenho guardados e ver o que vale a pena manter, republicar ou até mesmo imprimir. Encontrei algumas histórias que gosto muito e tive uma idéia. Achei que seria um bom presente de final de ano para minha filha construir um belo caderno com alguns dos meus escritos. Quem sabe um dia ela poderá contar algumas destas histórias aos seus filhos e netos.
Naturalmente pretendo mantê-los em disco, mas não é o mesmo contar uma história lida no papel, não é?
Então…essa é uma das que resolvi imprimir.
……………………………………………………..
Era um sábado. Não sei há quanto tempo atrás…
Naquela manhã fui, com alguns amigos, tomar umas cervejas e plantar arvorezinhas numa praça do Poço da Panela.
Chamar de praça um minúsculo triângulo de terra, com um busto de Mano Teodósio e quatro palmeiras…. é boa vontade e carinho.
A rua não era minha, nem a praça, mas o Poço foi meu lar por quase toda minha vida. O lugar da casa e do rio. Vocês sabem qual casa, qual rio….
Pois é… eu estava lá, limpando a terra, cavando e plantando, manhã tão linda! As mãos sujas de esterco e barro. Chico Buarque no som do carro, cantando ao vento: ” Morena, dos olhos d´água, tira os teus olhos do mar, vem ver, que a vida ainda vale o sorriso que eu tenho para te dar…”
Aí passa um carro, faz a volta… uma mulher desce com ar desconfiado.
– Vocês vão fazer o que?
– Estamos limpanho e plantando a pracinha…
– Vocês conheciam o Mano Teodósio?
– Não… mas gostamos dele.
– Não vão mexer no busto, não é? Da última vez pintaram ele de verde.
– Não… só vamos lavar. Por que?
– Ele era meu irmão…
Tinha os olhos molhados.
Arrepiei a nuca. Acreditei.
Ela entrou no carro e se foi. Senti sua falta. Um silêncio por dentro, apesar da música. Abrimos mais uma cerveja… brindamos com Mano.
Ela voltou depois de um tempo, com uma velhinha no carro. Era a mãe de Mano Teodósio. Uma senhora de brancos cabelos e andar claudicante. Ficou nos olhando e dizendo… “Obrigada… Obrigada…”
Arrepiei de novo.
Minha amiga sugeriu que voltassem ao final do dia, para ver o trabalho terminado.
– Sim. Elas disseram.
Prendemos uma fita amarela entre as palmeiras, para reinaugurar a praçinha. A cerveja rolando solta… e a alegria também.
Lavamos a praça, o busto, aguamos as novas plantinhas.

Ela voltou, pelo braço da filha. E trouxe fotos. Falava do filho com orgulho. Disse que ele adorava Chico Buarque, que gostava de beber e era muito alegre… assim como nós.
Disse que ele era muito querido, respeitado até pelos inimigos políticos! Que foi comunista perseguido. E que era um homem lindo, de corpo e de alma.
A lua nascendo, enorme, abusada de bonita… exatamente de frente para o busto dele. E a gente cantando: ” Estava à toa na vida… o meu amor me chamou, pra ver a banda passar, cantando coisas de amor… ”
Na presença dela, eu olhava para ele com mais cuidado, pensando ver o homem por trás da pedra, o homem que havia sido, o amigo de copo e de cruz, o Filho daquela mulher… o Mano de outra…
Estávamos todos de olhos marejados. Se eu fosse mais pura, teria acreditado que ele também chorava…
Foi um belo dia.
Voltei para casa pensando na pergunta de um amigo: ” Voce sabe ser feliz?”
E lá estava eu … feliz, assim de repente.
Por nada…

Categorias: Memórias e Saudades | Tags: , | 17 Comentários

Navegação de Posts

17 opiniões sobre “Era um Sábado…

  1. Ai, Nora… Que lindeza…
    Lembrei de tanta coisa, de Moema, das muitas plantas do jardim da sua casa e daquele silêncio tão leve que a rodeava…
    Senti saudades também…

  2. Nora, querida.
    Que pena que idealistas como Mano Teodosio foi TRAIDO pelos seus próprios parceiros, que esconderam dólares nas cuecas e subornaram caseiros e distribuíram mensalões !
    E não foi a direita não, foi a esquerda cínica !
    Que pena !

  3. Lindo tudo.
    Eu gosto muitooo de vc, Nora.
    Bjs laura

  4. Nora,
    que post lindo, que idéia tão boa essa do caderno. Já tive vários blogs,mas nunca guardei os registros…talvez porque tenha diários e neles escrevo sem censura.
    Lembrei de você em Mallorca, quando comi um baguete com azeite de olivas, porque vi aqui no teu blog uma receita uma vez, do pão com azeite, tomate…rs
    Bom fim de semana!

  5. Linda história.
    E sobre a pergunta do seu amigo: estou aprendendo, Nora, estou aprendendo…

  6. Nora, eu não sei se a minha vida é motivo para ser feliz, mas eu posso dizer para você que eu me considero o “ó do borogodó”. Beijocas

  7. Lindona…
    Tô passando pra te desejar uma boa semaninha…
    Bjokas

  8. Eu me lembro desta postagem e de ter dito, no meu comentário, que conheci Mano.

  9. Linda história Nora!
    Beijos pra você e tenha uma semana iluminada!

  10. Nora, vc é muito bonita! Adorei a idéia do caderno, ela vai gostar muito de recebe-lo e este escrito está lindo e nos deixa várias mensagens… do ser feliz… com estas pequenas – grandes – alegrias, da paz de fazer um bem, alegrar alguém… Que bom que resolveste organizar a tua vida blogueira porque eu quase havia esquecido o quanto é bom te ler. :o)
    bjnhos e boa semana.

  11. Essa sensação de felicidade é ótima, não? Aparece do nada, mas se a gente observar bem costuma ter alguns requisitos particulares pra cada um. Bjs!

  12. Nora. Pode parecer coisa boba, mas eu estou com tanto receio deste comentário não chegar até vc…rs
    E queria contar o que achei desse texto tão saboroso e da alegria de poder lê-lo e encontrar a mesma sensação dentro de mim, como se eu estivesse junto, com as mãos sujas de terra e com o coração cantando com as palavras do Chico, naquele dia que pareceu enorme!!!! de comprido!!!
    E vc, que ficou feliz, assim, de repente, deve entender o que falei…agora…
    Beijos saudosos.
    Dora

  13. Baita texto! Adorei!!
    Beijos

  14. Uma bela narrativa, claro que deve ser guardado.
    Beijos

  15. carlos

    Soy de Albacete y he visto vuestra página y me ha encantado, por supuesto estais todos invitados a venir, sobretodo en feria en septiembre. Me ha hecho ilusion ver mi ciudad en esta pagina, muchas gracias.
    saludos

  16. Zaina Peretti Ayres

    Norinha…
    Bem você mesmo.
    Tudo que vem de você é só lindeza.
    Beijos do tamanho da saudade.

  17. Maristela Moura

    Eu estava nesse grupo. Lembro que foi um ótimo sábado, onde restauramos uma praça e trouxemos belos sorrisos da irmã e mãe de Mano Teodósio. Estavam lá, eu, você, Olivia, Anita e Aninha e algumas cervejas….

Deixe um comentário

