Viajar é Preciso!


Volver y contar também é…
Pois então…voltei.
Que maravilha é viajar!
Acho que é um dos mais deliciosos prazeres de minha vida atual, sem sombra de dúvida. Pelo menos dos que posso contar sem ferir a moral e os bons costumes! Ho ho ho!
Nem em meus sonhos mais audaciosos eu imaginei ter um período de “férias” tão prolongado.

Se por um lado sinto falta da vida acadêmica e do trabalho de consultoria, por outro estou curtindo muito a liberdade de poder, num piscar de olhos, fazer a maleta e sair por aí, sem lenço e [literalmente] sem documento, disposta a ver, ouvir, sentir… e fotografar. Quase sem planos definidos de para onde ir e o que fazer de cada dia. Fantástico!
É um privilégio e tenho plena consciência disso. Aproveito ao máximo, pois não tenho a menor ideia de quanto tempo essa folga toda ainda pode durar!
Pois é isso que venho fazendo, sempre que possível, desde que vim viver na Espanha. Muitas dessas viagens fui relatando, pouco a pouco, nos blogs que já tive durante esses quase quatro anos. Gostaria de ser mais rápida e mais constante em meus relatos, mas já desisti de tentar mudar. Eu tenho um ritmo lento mesmo. Pronto.
Meu Mega-Super-Computer-Lentium500 também é osso duro de roer, então ficamos quites. Eu “dou um gelo” nele de vez em quando e vou fazer outras coisas… até recarregar as baterias da paciência e voltar. E sempre ele passa uns tempos mais bem comportado! Acreditem!
Pois voltei. Tenho mil e uma coisas novas para contar e muitas fotos para mostrar.


Estive em lugares simplesmente encantadores durante todo o mês de setembro.
Primeiro fui a Albacete, a convite de um casal de amigos, para conhecer as festas anuais da cidade.
Adorei, claro.
Mas o melhor estava mais escondido e longe da bela festa.

(foto: casseta de viño dulce)
E foi o que descobrimos depois, investindo o tempo nos caminhos tortuosos dos pequenos pueblos repletos de árvores frutíferas, cavernas e grutas pré-históricas, muitas delas adaptadas em bucólicas casas habitadas ao longo do rio Júcar. Pequenos esconderijos de história e de encanto.
Depois, outro convite e outro casal de amigos. ( Ando ganhando uns amigos fantásticos! Escolhidos pelo dedo de Deus, juro! ) Desta vez o convite foi mais misterioso ainda.
Era um presente-surpresa. E não soube para onde iria, até estar à caminho da região de Soria, conhecendo a Espanha mais profunda, visitando seculares fortalezas árabes, castelos, torres e muralhas medievais, comendo em restaurantes minúsculos decorados e servidos pelos próprios donos, conversando longamente com cuidadores de catedrais ou de pequenas igrejas templárias ou ainda antigas e românicas ermitas do século XI.

 

 

 

 

 

 

(foto:Berlanga del Duero)

É inacreditável o que ainda se mantém da punjante história e da arte deste país em cada pequena cidade encrustrada nos montes ou protegida nos vales e margens de rios.

É emocionante descobrir que por trás da próxima curva da estrada pode estar um pequeno grupo de moradores de ancestrais casas de pedra e madeira, cheios de coisas a dizer sobre seu passado e dispostos a construir sobre ele, um futuro.
Muitos desse pueblos estão sendo recuperados procurando mantendo ao máximo suas características medievais. Em muitos deles proliferam as Casas Rurais, pequenos hospedarias e restaurantes de excelente qualidade.
As pessoas estão descobrindo que além de rentáveis negócios ainda ganham um upgrade na qualidade de vida.
Viver num pequeno pueblo, hoje em dia, é uma opção excelente para muitos casais. Saem das grandes cidades e montam seu pequeno negócio longe do stress e do corre-corre das metrópolis. O telefone celular e a Internet, além das excelentes estradas e meios de transporte, diminuem as distâncias e as limitações de viver longe dos grandes centros urbanos.


Ganha a Espanha, certamente. Mas as famílias ganham muito mais. As pessoas dividem espaços reduzidos, onde todos se conhecem. Escolas são ressuscitadas, prefeituras são renovadas e todo o povoado se renova e se enche de VIDA.
Preservando e cuidado de sua história, cultura e arte os espanhóis de todas as regiões estão trazendo um novo tipo de turista ao país. O turista tranquilo, que gosta de cultura. Este vem em qualquer época do ano e não só nos meses de verão e praia.
E isso é o que sustenta e incrementa a indústria turística de um país: O investimento contínuo.
Pois… estou adiantando-me ao post que pretendo escrever para contar um pouco do que vi nessa encantadora viagem. ( foto: Burgo de Osma)
E, para terminar o mês com chave de ouro, estive por 10 dias em Galícia.
A costa noroeste da Espanha é simplesmente deslumbrante! conheci um pouco de Vigo, Pontevedra, A Coruña, Santiago de Compostela, Marim, entre outros pequenos lugares. Lindos!


De cada viagem, de cada lugar, eu trouxe livros e postais, folders, revistas. E muitas fotografias. Estou organizando tudo para poder fazer os posts. ( foto: Rias Baixas-Galícia)
Hoje foi o primeiro dia que pude sentar aqui para tratar as fotos e complementar as informações da minha cadernetinha azul. Por sinal, cada vez que escrevo nela recordo o livro de Paul Auster que estou lendo – A Noite do Oráculo – onde ele descreve o belo caderno azul onde o seu personagem tenta escrever uma novela. E cada dia mais me convenço que deveria deixar de preguiça (e de medo) e tentar mesmo, a sério, escrever esse livro de viagens que vocês tanto dizem que sou capaz. Um dia eu vou e acredito! Tenho mais medo que preguiça, admito.

Como nem tudo são flores na vida de ninguém, as aranhas adoram quando viajo e fazem a festa. Enfeitam todos os cantinhos com suas teias. Sempre.
Viver no campo tem esse lado detestável: Aaaaranhaaaassss!
Ainda bem que não tenho baratas, que aí sim, seria uma Questão de Estado. Mas, de qualquer forma, estive gastando boa parte dos meus dias tentando deixar a casa habitável outra vez.
Além do mais… lá fora os dias continuam lindos e muito agradáveis. O calor acabou.
O outono é uma linda estação e eu preciso fazer exercícios aeróbicos para gastar tudo o que comi. A gastronomia espanhola, mais uma vez, botou a perder as minhas – já fracas – tentativas de perder peso.( Guardei também as fotos das iguarias e algumas das receitas. Aguardem-me! )
Bueno, valeu a pena. Pelo menos eu não ganhei nenhum quilo a mais do que já tinha.

Trouxe exatamente TODOS os que levei!

Uff!

Categorias: Cicatrizes da Mirada | Tags: , , , , | 13 Comentários

Navegação de Posts

13 opiniões sobre “Viajar é Preciso!

  1. Sim, deveria escrever. Suas descrições são vívidas e tenho tido realmente a sensação de conhecer melhor a Espanha. Bjs!

  2. Nora, por alguns minutos viajei junto com você. É uma delícia ler os seus relatos. Parece que estou tendo as mesmas emoções.
    Amiga, mudando de assunto, como vai a tentativa de se casar no civil?
    Beijocs

  3. Ah, seria um livro bem escrito e belíssimo. Já fico pensando no nome.
    A piada final é muito boa. Aliás, é a únic coisa que não esquecido por aí. Perdi todos os meus documentos, mas nenhum quilo. Ô, inferno.
    Beijo.

  4. Nora, como sempre seus posts me fazem viajar contigo. O que pega por aqui é essa naturalidade com que você compartilha suas emoções das coisas vividas.
    Quanto ao ritmo lento, liga não! Acho que é essa tranquilidade refletida nos teus textos é que nos envolve.
    Bem vinda de volta!
    E saiba, enquanto vc esteve fora, estive por aqui em mil viagens contigo. Me encantei com sua história de amor, capítulo a capítulo.
    Esperarei pelo livro e enquanto ele não vem, volto aqui vez ou outra, combinado?
    tudo de muito bom pra você!

  5. Sonia

    Nora..
    Eu sou apaixonada pela Espanha, e ao visitar seu blog, fiquei mais encantada. Gostaria de informacoes sobre a vida por ai, pretendo imigrar com a familia, sera que vc poderia de ajudar?
    Entre em contato comigo atraves do meu email. Obrigada
    Parabens pelo blog, muito bem escrito, imagens otimas, um verdadeiro tur.
    Beijos
    Sonia

  6. Te linkei.

  7. Blog Bem Interessante!

  8. Nora, que inveja das tuas viagens! Mas uma inveja boa, adocicada bela leitura agradável dos teus passeios. Beijos!

  9. Gabriela

    Norinha,
    Enviei-lhe um e-mail outro dia. Sempre que vejo ou leio algo sobre a Espanha, lembro-me de você. Da última vez foi um documentário sobre Nélida Piñon.
    Sobre o livro, tenho certeza absoluta que seria uma leitura muitíssimo agradável.
    Não sou crítica literária, mas posso reconhecer um bom texto e você, no fundo, sabe que o seu é muito bom.
    Pode até acontecer de funcionar melhor em um meio que em outro, mas isso só se saberá quando for possível comparar.
    Entendo o seu medo (muuuuuiiito bem), mas reforço o côro dos que torcem por vê-lo vencido.
    No quesito gastronômico a Itália também é generosa em nos “dar peso”..hehehe.
    Beijos

  10. nora borges

    OI, ESTOU COM VISITAS E SEM TEMPO PARA O BLOG, MAS PROMETO ME DEDICAR ESTA SEMANA E FAZER, PELO MENOS, DOIS POSTS SOBRE AS VIAGENS!
    BEIJOS E OBRIGADA PELOS COMENTÁRIOS!

  11. Nora,
    vamos pra salamanca na segunda feira que vem.
    bjos,
    elena

  12. Sempre trato de “viajar”com vc, e consigo. A narrativa ajuda, e muito.
    Qto aos quilos, não pense muito neles, o que vale são suas memórias.
    Um grande beijo, Nora.

  13. eluza barros

    Somos insanos. Insanos porque congelamos no nosso mundinho apenas vivendo para o trabalho como forma de sobrevivência e esquecemos que o que vale mesmo é isso aí… VIAJAR, concordo com você e Caetano Veloso – “viajar é preciso” e se viver já é uma viagem temos que perseguir nossos sonhos, acalentando os ideais, e porfim, simplesmente correr esse mundão de Deus. Lendo seus caminhos perseguidos também estou viajando…

Deixe um comentário

