Consciencia Ecológica…

Alline é uma bióloga brasileira, super inteligente e divertida, que conheci ultimamente neste universo surpreendente que é a blogosfera.
Ela trabalha na Amazônia, num projeto chamado Mamirauá. Ela também faz parte do grupo que recentemente abriu o Faça a Sua Parte, cujo selinho já está publicado aí ao lado ó –>
Pois bem… ela me convidou para escrever um post sobre os meus comportamentos ecoconscientes, isto é, comandados pela minha consciência ecológica. Pediu-me três ações,passadas, presentes ou futuras em prol da preservação das riquezas de nosso planeta.
A idéia é a seguinte:
“Poste as 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no boteco, etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra.”
Vamos ver…

1. Água. Nunca deixo a torneira aberta enquanto escovo os dentes ou estou ensaboando alguma coisa na cozinha.
Primeiro ensaboo tudo, depois enxáguo, já com toda a louça dentro da pia, assim a água de um copo vai ajudando a tirar o sabão dos outros.

Como tenho máquina de lavar pratos, costumo juntar muita louça para só ligar a máquina durante a noite.
Também junto a roupa suja para lavar toda de uma só vez.
No banho, costumo usar a ducha, que é mais rápida e gasta menos.
Também desligo o chuveiro enquanto me ensabôo, apesar do frio que isso implica.
Nunca deixo a água ligada só para esquentar o banheiro.
Oppss! A idéia que estou tendo agora é guardar a água fria que sai da torneira enquanto espero esquentá-la para o banho num recipiente próprio para aguar as plantas.

Sempre fico com uma pena danada desse desperdício!
Vê só?
Basta parar um pouco para pensar no assunto, que sempre vem novas idéias!
2. Separamos todo o lixo em quatro recipientes: vidros, plásticos e latas, papel e orgânico.

Aqui na base temos contenedores diferentes para cada tipo de lixo.
Também recolhemos qualquer porcaria que encontramos no campo, durante nossas caminhadas: plásticos, latas, vidros, carteiras de cigarro, pacotes de sucos…
Por sinal, a respeito do aproveitamento do lixo orgânico, Dra. Alline dá classes de compostagem.
Que tal dar-nos umas dicas em seu blog?
Nós por exemplo, poderíamos aprender algo para aplicarmos numa pequena horta ao lado da cozinha, onde plantamos tomates, pimentões e salsa.
Seria bom ter um adubo caseiro, não é?
3. Plantamos árvores. Sempre. Muitas.
Todos os anos compramos árvores frutíferas para plantar aqui na base. Já temos macieiras, figueiras, pessegueiras, mangueiras…

São ainda pequeninas e sabemos que não estaremos aqui quando venham os os frutos. Outros os colherão, com certeza.
Talvez sejam um estímulo para que eles também plantem.
Ainda há outras coisas: sempre que podemos usamos o trem em vez do carro; compramos produtos que ajudem ONG´s sérias; tentamos não disperdiçar energia, mantendo as lâmpadas apagadas nos recintos vazios.
Apagamos a calefação assim que sentimos que a casa já está aquecida e sempre a apagamos antes de dormir. Usamos o calor humano mesmo, nas noites mais frias.
É bonzinho!
Fiquei com uma pena danada da Alline e seus 35 graus à noite, em Tefé.
Calor demasiado destrói o meu humor!
Imaginem mais 6 graus em todo o planeta!
Pissst! É para convidar três pessoas para esse exercício. Então lá vai! Espalhando a idéia por todo o planeta!
Nani, no Chile ; Yvonne, no Brasil ; Lílian, nos EUA

Categorias: Faça a Sua Parte | Tags: | 11 Comentários

Navegação de Posts

11 opiniões sobre “Consciencia Ecológica…

  1. pow, Curti demais teu blog!
    A naturalidade com que escreves perfuma tuas palavras…
    Abraço!

  2. Oi Nora,
    Poxa obrigado pela visita, estou como sempre no trabalho e aproveitando para surfar são oito e meia e todos dormem (hoje não tem bingo hehehe).
    Li alguns posts não todos pela falta de tempo do momento, mas voltarei outra hora. Sabe tento tambem fazer a minha parte mas na hora do banho sou friorenta demais e sempre tomo banho de banheira bem quente, mas descobri que se deixo a agua na banheira até que essa esfrie aqueco o banheiro e posso desligar o aquecedor por algumas horas. Quando dou tomamos sempre banho juntos, eu o marido e a filhota assim fica tambem mais barato.
    Beijos

  3. Bem… Eu não desperdiço água, apago as luzes e aparelhos quando saio, separo o lixo orgânico do não-orgânico, sempre uso cadernos de papel reciclado… Acho que é só. Mas faço o que posso para ajudar!
    Tudo bem com você? Estou com saudades. Se puder, passe na Estante, deixei umas dicas de leitura de que talvez goste.
    Bom Carnaval!
    Ana

  4. Nora querida,
    Bom fazer essa campanha. O mundo está mesmo precisando dessa consciência. Tudo bem com você? Sei que ando afastada mas assim que as coisas ficarem melhores, tenho certeza que vou ter mais idéias para posts e mais tempo para visitar os amigos.
    Beijo grande,

  5. Legal teres participado, Nora. bjs

  6. Nora, a Alline é ótima, mesmo.
    tb tomo estes cuidados com a água. Vou fazer um post sobre o assunto em breve.
    Adorei sua visita.
    Bjs Laura

  7. Puxa vida, eu nao faco nada disso, com excecao da luz, sempre aa´pago tudo. Agora vou ter que aprender a separar bem os lixos. bom findi.

  8. Faço como vc e a terra orgânica fica maravilhosa com resto de comida, casca de laranja, batata e etc.
    A Lilia, acho que é da nossa turma.
    “Habla con ella”.
    Besos

  9. De um ou dois anos pra cá, eu implante um método de retenção de água que eu sempre achei que fosse meio bizarro às outras pessoas, porque, afinal de contas, sempre fui estranho mesmo. São basicamente 2 coisas.
    1. A água da máquina de lavar roupa, que é velhinha aqui, é expelida por uma mangueira e ela ia embora diretamente pro ralo do tanque. Peguei um baldão muito velho aqui (dentro qual, quando criança, brincava de me esconder como o Chaves no seu barril) e vedei as rachaduras. A água da máquina passou a ser reservada lá e, com baldes, usada na lavagem do quintal, pra tirar sabão dele, etc. – é como água de reuso.
    2. Peguei duas bacias de uns 35 litros, mais ou menos, e tomo banho dentro dela. Com uma caneca, transfiro a água do chuveiro retida durante o banho para um balde normal e uso como descarga do vaso sanitário…
    Bem… de vez em quando as pessoas me olham com nojo quando descobrem esse hábito aqui em casa… mas não é assim nojento como se pode pensar à primeira vista… é, ao meu ver, uso racional do recurso água sem comprometimento da higiene…
    Bem, é mais ou menos isso… abrações!

  10. Ah, são duas bacias pq são dois banheiros em casa, hehehe…

  11. aliki

    Além desses pontos vitais, levo tb sempre uma sacolinha desdobravel na bolsa, e evito ao máximo o exagêro de todas os sacos plasticos ou o desperdicio de embalagens inuteis!

Deixe um comentário

