Um presente casual…

Ontem me preparava para postar sobre Tarifa, onde estive por 15 dias, quando escutei uma música africana belíssima vinda da TV. Corri para ver o que era… E que presente! assim, de graça… só porque eu estava precisando!
Benditas casualidades cósmicas! Justamente naquele momento estava começando Assédio, de Bernardo Bertolucci.
Impossível perdê-lo. Esse está na lista dos que a gente deve ter.
Vi esse filme há muitos anos, em Recife. Me enamorei dele e da música e por muito tempo tentei comprar a trilha sonora mas jamais a encontrei.Tampouco pude assistir o filme nunca mais!
Ontem à noite ele me surpreendeu dentro de casa, assim, sem aviso prévio, de surpresa.
Interessante é que os filmes do Van Damme e Segall – que aqui passam quase todos os dias – são anunciados milhares de vezes. Mas uma pérola de Bertolucci vem sem anúncio, na surdina!
Adoro ver uma e outra vez os filmes da minha vida. Assédio é um deles. É uma história de desejo e amor, numa dose maciça de arte e beleza.
Imagens cuidadosamente trabalhadas entre sombras e luz, regadas por uma música que atua como um dos personagens principais.
O filme de Bertolucci é de uma fineza de detalhes, uma perfeição de luzes e cores, um espetáculo de música, de delicada sensualidade…
Um filme para se ver de mãos dadas, encolhida no fundo de um sofá cor de laranja, com a chuva madrilena molhando os cristais da janela do invernadeiro. Foi melhor vê-lo agora que na primeira vez.
É bom também deixar o som muito alto para que o piano de Mr. Kinsky inunde a sua casa junto com o sorriso doce e infantil de Shandurai.
Quem sabe essa dose maciça de arte possa remendar qualquer alma ferida pela crua e enferma grosseria da realidade televisiva dos últimos tempos.

“ASSÉDIO” (Besieged), Itália/França, 1998, 92 min. Dirigido por: Bernardo Bertolucci. Com: Thandie Newton, David Thewlis, Claudio Santamaria.
Filmes de Bernardo Bertolucci

Categorias: Filmes, Vídeos | Tags: , , , | 6 Comentários

Navegação de Posts

6 opiniões sobre “Um presente casual…

  1. O filme é lindo e fazia tempo que eu não me lembrava dele. Deu até vontade de vê-lo novamente.
    Um bom abraço.

  2. Simone, vou te visitar. Ogrigada por estar sempre aqui. Parece que a gente tem gostos muito semelhantes, né?
    Beijo enorme.

  3. Obrigada pelo lindo brinde!
    Também já não me lembrava mais, assim vou tentar ver amanhã na locadora.
    Beijo

  4. Nora, eu praticamente não vejo mais televisão, posso te dizer que é um alívio.
    Eu nunca havia visto esse filme, socorro! que lindo… irá para minha imensa lista de filmes por ver, obrigada pela dica
    beijoca, raquel

  5. Olá, Nora!
    Peguei o filme e deixei prá ver hoje à noite.
    Realmente muito lindo e a música tão maravilhosa que deixei-a rolando por alguns minutos depois quando o filme acabaou.
    abraços cariocas.

  6. Mychelle

    Despois q assisti esse fragmento do filme, sai do trabalho e fui procurar uma locadora, depois de 3 tentativas, afff, achei, rsrsr, maravilhoso, tomara q tenham outras indiações, amei mesmo.
    Obrigada

Deixe um comentário

