Uma Cigarra Espanhola…

Ele canta. E canta maravilhosamente!

Essa interessante criatura chama-se Diego,” El Cigala”.
Bonito não é. Mas tem um charme inegável quando se apresenta. Diego é um dos grandes nomes do Flamenco cantado em todo o mundo.
O Flamenco é um gênero musical que espelha perfeitamente a personalidade espanhola: dramática e passional.
Graças aos traços fortemente marcados pela passagem árabe e cigana na Península Ibérica, a Espanha possui essa riqueza cultural que esbanja por todas as suas expressões artísticas.
Comecei a gostar da música flamenca escutando Paco de Lucía, no Brasil.
Depois que cheguei em Madrid, fui escutando outros, entre eles Camarón de la Isla, um mestre do gênero. Agora sou uma enamorada do canto, da dança e do toque flamencos. Estrella Moriente é uma das minhas favoritas. Escreverei sobre ela em outra ocasião.
Pois sim…
Diego é um apaixonado pelo Flamenco. Vive, chora e canta Flamenco por todos os poros. Eu adoro como ele se transforma enquanto está cantando…

Mas o interessante é que ele conquistou meu coração justamente quando gravou, junto com o extraordinário pianista cubano Bebo Valdez, um CD encantado: Lágrimas Negras.
Não é um disco de Flamenco, mas ele interpreta as músicas com seu jeito chorado de dizer as canções, que eu adoro.
Ai, meu Deus… é de arrepiar!
Ele, inclusive, interpreta Eu Sei Que Vou Te Amar, de Vinícius de Moraes, com uma participação especial de Caetano Veloso recitando a letra de Coração Vagabundo em vez da poesia de toda a vida, O Soneto da Fidelidade
Comprei e ouvi todos os dias… até poder cantarolar com ele todas as músicas do CD.
E atualmente é um dos meus melhores CDs de música popular. *Qualquer dia destes eu faço uma “apresentação” dos meus preferidos aqui.
A paixão foi tão grande que levei-o como presente para todas as amigas pernambucanas. Depois de um tampo eu vi que o projeto ganhou muitos prêmios internacionais e transformou-se num grande êxito em concertos por todo o mundo. Quem me dera ver um!
Por um tempo o show ficou em cartaz no Calle 54, em Madrid. Mas eu não pude ir.
Na época publiquei no Impressões, meu antigo e desaparecido blog, um post sobre ele. Vou fazer melhor agora. Vou deixar aqui uma marca mais forte. Um vídeo onde Diego e Bebo interpretam a música título do CD.

Boas Notícias!!! El Cigala acaba de lançar seu mais novo trabalho. Chama-se Dos Lagrimas.
Segundo li no jornal, é uma continuação do Lágrimas Negras. Claro que eu vou comprar JÁ!

Categorias: Baú de Cultura, Música, Vídeos | Tags: , , , , | 5 Comentários

Navegação de Posts

5 opiniões sobre “Uma Cigarra Espanhola…

  1. Cacau Neves

    Uau!!!
    Tinha me esquecido dessa preciosidade!!
    No meio da leitura sí correndo atras da minha edição especial de Cigala. Com dedicatória e tudo!
    Agora, enquanto escrevo estou ouvindo!!!!
    Firra-te tú, que saudade!!!!
    Milhões de besos

  2. Oi Amiga
    E vc diz que o homem não é bonito? Para mim ele nem precisava cantar – rs…
    Vou ver se encontro aqui os cds para comprar.
    Obrigada pela dica.
    Ah! Adorei a receita do bolo, que não vou fazer, claro, pois sou 100% péssima na cozinha.
    Vê se aparece
    beijos

  3. Sou visitante recente, não sei nem direito como cheguei até aqui. Mas me apaixonei pelo teu blog, pela tua história, e adorei a indicação! Que lindo o Lagrimas Negras, que linda a voz de Dieguito!
    Beijos 🙂

  4. Minha imaginação foi longe…quando estive em Madri, comprei castanholas, quria fazer dança flamenca aqui, mas ainda não deu. Não consegui ver o vídeo. Pena!

  5. Me encanta o flamenco. Acho que está no sangue, mesmo. Mas não conhecia El Cigala. Talvez porque esteja muito envolvida com a música italiana, ou porque ele não seja muito conhecido no Brasil.

Deixe um comentário

