Gastronomia Andaluza

 

Um dos pratos que mais gosto quando estou em Córdoba é o Salmorejo.

Consiste de uma sopa cremosa de tomates para tomar fria.

É prima do Gazpacho Andaluz, só que tem uma consistência diferente e leva menos ingredientes. É simples de fazer e deliciosa!

Aí vai a receita de minha cunhada.

Ela faz o melhor salmorejo que já comi.

 

Aproveitem!

1.1/2 KG DE TOMATES FRESCOS
1/2 KG DE PÃO DURO (DO DIA ANTERIOR)
1 DENTE DE ALHO
300 ML DE AZEITE DE OLIVA
GOTAS DE VINAGRE DE VINHO
SAL A GOSTO
1 OVO COZIDO
Deixe o pão de molho na água para que amoleça. Depois escorra bem, espremendo com a mão e junte aos tomates picados, o alho, o sal e umas gotinhas de vinagre. Triture bem e vá juntando  o azeite pouco a pouco para que se forme um creme.
Depois de provar para ajustar o sal e o vinagre, passe por um coador para retirar qualquer indício de peles ou sementes de tomate.
Leve à geladeira por uns vinte minutos.
O Salmorejo de Córdoba deve ser servido frio, mas não muito gelado.
Sirva num prato fundo e por cima jogue uns trocinhos de ovos duros e quadradinhos de presunto crú.
É uma delícia!!!!
Categorias: Coisas do Bom Comer | Tags: , , | 6 Comentários

Navegação de Posts

6 opiniões sobre “Gastronomia Andaluza

  1. Parece uma delícia, na próxima ida a Espanha vou pensar em uma voltinha por essa região 🙂 Olha me senti a vontade para te deixar uma tarefa lá no meu blog, dá uma passadinha lá. Beijo

  2. Oi querida
    A Gabi fez o bolinho de caneca… Ai meu Deus! porque tudo que é bom engorda? Ficou uma delícia!
    Comecei a contar no blog minhas peripáricas por terras espanholas.
    beijo e ótima semana

  3. Cacau Neves

    Querida,
    O que poderia dizer de seus post de Córdoba, a não ser:
    “Queres Japutas ou pijotas?”
    “Chupones de queso de cabra rellenos de morsila”
    “Cogolhos com ajilho com pimentos e gambos com lombarda”
    Ai!!!! Isso doi na minha alma, minha saudade vai a marte!!!!!!!!!!!!!
    Milhões de muitos beijos
    Cacau

  4. Olá
    Cheguei aqui através do expatriados.
    Eu amo salmorejo, eu sei fazer e fica uma delícia. Como ovo picadinho e jamón…hummm

  5. Nora, adoro suas receitas, lembrei outro dia daquele bolo de maçã… Fantástico. O salmorejo vou experimentar em breve, assim que encontrar bons tomates e sem agrotóxicos por aqui…
    O bolo de casamento vai acontecer no sábado e queria tirar com vc três dúvidas:
    O chocolate é em pó ou em tablete?
    O vinho doce para deixar de molho as frutas é tinto ou branco?
    E…Não vai recheio não, né? Isto é, a própria massa já está com tudo, é isso? Vou fazer com ajuda das minhas filhas, para ficar cheio de amor, depois ponho no blog a foto dele.
    Obrigada, um forte abraço!

  6. Ebba! Felicidades, Awira!
    Veja só o chocolate é aquele em pó, do Frade, sabe qual é? Aqui na Espanha não tem e eu uso o nescau mesmo pois o chocolate em pó daqui tem um engrossante que muda a consistência do bolo.
    O vinho doce é o moscatel. Eu usei um de Jerez, branco. Pode ser qualquer marca, mas use um bom.
    Nada de recheio. Mas vc pode cobrir com um merengue que se faz com leite e açúcar glacê, bem ralinho e enfeitar com uvas ou outra fruta. fica bonito!
    Querida, muitíssimas felicidades neste sábado! Qualquer dúvida apite!
    Beijos!

Deixe um comentário

