Cartas aos Curumins (5) O ano que não começou…

Abril de 2020

Então…

Escrevo desde minha casa, em Cartagena, Espanha.

Estou confinada em meu apartamento desde o dia 13 de Março.

No início de 2020, tivemos a noticia de que um vírus novo de gripe estava se expandindo pelo norte da China. Depois soubemos que o país havia isolado a região e confinado as pessoas da cidade para evitar a infecção em massa, dificil de controlar e atender. Chamaram de Epidemia pelo Covid19.

A China começou a construir dois hospitais imensos, em 10 dias.

Aqui no ocidente as pessoas não entenderam. Acharam que era para mostrar ao mundo sua riqueza.

Tóin…

Muitos erros cometemos… esse foi só o primeiro.

Assistimos o enorme pais industrializado fechar aeroportos e cidades. Mostrar hospitais repletos de gente e médicos vestidos de astronautas, que não estavam dando conta dos doentes. Médicos de todo o país se deslocaram para o lugar do foco da doença…

Enquanto isso, estávamos olhando a lua, passeando de uma lado para o outro… recebendo equipes de football chineses, mantendo feiras internacionais, etc… ( Viva o mercado! Viva o dinheiro!)

Quando o bicho chegou ninguem viu… Tenho uma amiga que teve uma pneumonia ¨atípica¨em fevereiro, e nem testes fizeram para saber se era o vírus novo. Era, mas ela não soube… e quase morreu.

A Itália seguiu em festas e eventos, mesmo já contaminada. A Espanha convocou até uma manifestação 5 dias antes de entrar em ¨ESTADO DE ALERTA¨. A Inglaterra seguiu em frente, como se nada, escutando um Primeiro Ministro que disse às pessoas que ¨aprendessem a se despedir de seus queridos¨, até que ele mesmo pegou a doença. Nos EUA, o laranjão disse que não podia parar a máquina e que daria 1000 dólares a cada americano , para usar na cura da sua doença. Os americanos foram comprar armas. No México o Presidente mostrou um santinho da Virgem que salvaria o país e aí o vírus não entrava!

No Brasil, o Presidente disse que era só uma gripezinha de nada. ¨Todos para a rua…

…e disse isso ontem.

Depois que todos os outros países já somam milhares de mortos e doentes e não saibam como controlar a doença sem usar o isolamento radical , pelo menos enquanto ela se expande, para ralentizar o contágio e poder atender a todos, diminuindo as mortes por falta de hospitais e médicos.

Pois é…

Depois de cancelarem tudo o que ia acontecer neste semestre (em Veneza se cancelou o Carnaval), em Março o mundo parou. As ruas das cidades ficaram vazias. Uma imagem inusual e inesperada, em pleno século XXI. A Epidemia havia se transformado numa Pandemia.

E eu estou aqui, pensando em vocês, meus netos. Que merda de planeta estamos deixando para vocès!

Ainda não consigo pensar no que vai ser do mundo depois dessa Pandemia do Corona19. Leio algumas pessoas otimistas para a criação de outro tipo de sociedade, mais horizontal, mais solidária, mais preocupada com o todo…

Também leio os pessimistas que dizem que vai piorar muito. Que será a lei do mais forte, seleção natural. Ninguém cuidar de ninguém.

Eu não confio no ser humano. Ele é destrutivo. Mas acho que vamos ter que mudar a forma de ver a sociedade. Agora, se eles morrem, voce também morre. E talvez, você tenha que cuidar deles para não morrer. Não por amor a eles, mas para sobreviver a eles.

Ainda não sei o que pensar. Só sei que quero sobreviver… quero estar com vocês o máximo de tempo que meu corpo e minha mente permitam…

Eu vou fazer a minha parte. Deus, que é meu amigo, vai cuidar da outra.

E eu espero ver vocês em breve.

Categorias: Cartas aos Curumins, Cicatrizes da Alma | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário